III Encontro Internacional e X Encontro Nacional sobre o Bebê na PUC

de 30 de outubro a 02 de novembro de 20015
Autismo: É uma psicose?
O artigo abordou a discussão a respeito do diagnostico diferencial entre o transtorno autista, aí incluindo o de Asperger, e a psicose, nele assinalando as respectivas características principais e as distinções fundamentais para diferenciação no diagnóstico.
Sonia Caldas Serra no III Encontro Internacional
e X Encontro Nacional sobre o Bebê
São várias as assertivas confirmadoras de que o autismo não é a expressão mais precoce da psicose, devendo, daí, ser excluída a hipótese da comum etiologia entre as duas categorias diagnosticadas.
O interesse manifestado neste trabalho, sem a pretensão de esgotar o tema, é o de despertar e ampliar a discussão sobre o diagnóstico diferencial.
Como consequência dos erros diagnósticos, várias gerações de autistas foram negligenciadas e até desrespeitadas, em face dos então aplicados tratamentos inadequados, tais o eletrochoque e as indevidas internações em manicômios.
Concluindo, realcei a importância de ser excluída a hipótese de qualquer etiologia que assemelhe o autismo à psicose, então destacada a necessidade do diagnóstico diferencial que há de ser elaborado por especialista com profundo conhecimento sobre o autismo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *